Honbu dojo - Noda/Japão

Treinamento

 

O treinamento da Bujinkan não inclui a participação em competições ou concursos, uma vez que a formação da escola visa desenvolver a capacidade de proteger a si mesmo e outros, usando técnicas que se concentram em incapacitar um atacante (e/ou remover o seu desejo/capacidade de continuar) tão eficientemente quanto possível.

Este treinamento é conduzido de uma maneira na qual existem “atacantes” (tori) e “receptores” (uke) predefinidos, semelhantes aos exercícios de judô (gokyo) ou artes marciais japonesas tradicionais. No entanto, a Bujinkan difere de muitas artes marciais tradicionais já que a formação progride através das seguintes etapas:

1) Conjuntos predefinidos de movimentos (kata) e condicionamento físico;

2) Variações aos exercícios fixos (henka), respondendo a mudanças nos movimentos ou situação do atacante;

3) Treinamento em forma livre (randori), consistindo principalmente de técnicas dinâmicas de impulso de momento, durante as quais o defensor bate, aplica torção, estrangula ou lança o atacante de forma controlada e segura.

O treinamento mais avançado consiste em controlar a mente do atacante usando várias técnicas, tais como complacência à dor e embuste.

O treinamento é feito de uma maneira que envolve pouco risco de lesão permanente.

A Bujinkan não adere a qualquer diretriz oficial ou conjunto de regras para limitar as ações ou técnicas usadas durante o treinamento. A abordagem utilizada na Bujinkan se concentra em ganhar resistência através da dor e uso de técnicas potencialmente destruidoras, com o objetivo de sobreviver a situações perigosas, em vez de se concentrar em ganhar uma competição ou duelo. Assim, muitos métodos de um estudante da Bujinkan seriam inapropriados na maioria das competições.

A Bujinkan concentra-se principalmente no taijutsu (movimento corporal/habilidades), bem como em outras habilidades de ninjutsu (táticas e estratégias ninja) e happo biken jutsu (várias armas modernas e tradicionais) – este é o ramo da Bujinkan de Kukishin-ryū.

Taijutsu

Taijutsu (arte de combate do corpo) é o sistema da Bujinkan de defesa desarmada, usando golpes, projeções, contenções, estrangulamentos e torções de articulações. Engloba habilidades como: koppo jutsu – maneira de atacar e/ou usar a estrutura esquelética; Koshi jutsu – maneira de atacar os músculos e os pontos fracos do corpo; Jutai jutsu – método do “corpo relaxado” que ensina projeções, agarrões e técnicas de asfixia; e dakentai jutsu que enfatiza golpes, chutes e bloqueios.

Os primeiros níveis de treinamento, como saltos, rolamentos, técnicas de controle de queda e condicionamento físico, formam a base para o taijutsu. São necessários para progredir em outras técnicas, tais como o combate desarmado e o uso de ferramentas e armas. Uma vez aprendidas, as técnicas de taijutsu podem ser aplicadas a qualquer situação, armada ou desarmada.

Ukemi e equilíbrio

O taijutsu na Bujinkan procura usar o movimento do corpo e o posicionamento em vez de força para derrotar o adversário. Todas as técnicas envolvem desequilibrar o adversário mantendo o seu próprio equilíbrio. Isto é conseguido movendo o oponente em posições inferiores e manipulando seu corpo ao longo de linhas fracas, onde é difícil para o oponente resistir. O atacante busca continuamente recuperar o equilíbrio e cobrir vulnerabilidades (como um lado exposto), enquanto o defensor usa a posição e o tempo para manter o atacante fora de equilíbrio e vulnerável. Em treinamento mais avançado, o atacante, por vezes, aplica técnicas de reversão (kaeshi waza – 返 し 技) para recuperar o equilíbrio e desativar o defensor.

Ukemi (受 身) refere-se ao ato de receber uma técnica. Um bom ukemi envolve um rolamento ou controle de queda para evitar dor ou lesão, como deslocamento de uma articulação. Assim, aprender a rolar e a cair é fundamental para o treinamento seguro em taijutsu. Antes de receber o 9º kyu (a graduação mais baixa), o aluno deve demonstrar a capacidade de rolar suavemente em uma variedade de direções, sem expor o pescoço a ferimentos.

Condicionamento físico

Junan taiso (junan significado “flexível”) é um método de alongamento e respiração por meio do qual o praticante da Bujinkan pode desenvolver e manter boa condição física e bem-estar. Os exercícios promovem relaxamento, circulação sanguínea, tonificação muscular e flexibilidade e formam uma parte central de todas as sessões de treinamento. Junan taiso é uma forma de condicionamento e preparação para o corpo. Todas as articulações principais são giradas e alongadas de forma adequada, enquanto respiração saudável e concentração são praticados.

O condicionamento físico nos treinos da Bujinkan são realizados com o objetivo de se alcançar excelente mobilidade, ou seja, força e flexibilidade conjugadas na medida certa.

Referência:

https://en.wikipedia.org/wiki/Bujinkan

Agradecimento especial aos colegas da Bujinkan da Finlândia (Shinden Dojo) pelo vídeo: https://www.youtube.com/channel/UCQh_uSGAwdl-tS-VcRGU84w

error: Content is protected !!