Honbu dojo - Noda/Japão

Soke Toshitsugu Takamatsu

Takamatsu Toshitsugu nasceu em 1887 em Akashi, província de Hyogo, Japão.

Aos nove anos de idade, na cidade de Kobe, por ser tímido e conhecido pela alcunha de “bebê chorão”, seu pai consultou Toda Shinryuken, que ensinava Shinden Fudo Ryu em seu dojo, sobre a possibilidade de ensinar o pequeno Takamatsu.

Toda o aceitou em seu dojo e passou a ensinar Takamatsu diariamente e diretamente. Nas palavras de Takamatsu: “Ele não parava nem mesmo quando meus joelhos estavam arranhados e meus cotovelos começavam a sangrar, e dificilmente diminuía a velocidade (…). Foi somente depois de um ano todo, durante o qual eu só tinha sido arremessado, que Toda Sensei começou as lições técnicas usuais”.

Aos 13 anos de idade, Takamatsu, que já não era mais conhecido como “bebê chorão”, já havia estudado todas as técnicas de Shinden Fudo Ryu . Assim, Toda Shinryuken passou a ensinar a Takamatsu também as escolas Koto Ryu e Togakure Ryu Ninpo.

De Toda Shinryuken recebeu ainda as escolas Gyokko Ryu, Gyokushin Ryu Ninpo e Kumogakure Ryu Ninpo.

takamatsu_iwami

Takamatsu Toshitsugu (à esquerda) demonstrando Bojutsu.

Também nessa época, já possuindo um menkyo kaiden (certificado de transmissão completa do conhecimento de uma escola), no caso, de Shinden Fudo Ryu, também passou a estudar Takagi Yoshin Ryu com Mizuta Yoshitaro Tadafusa, mestre de jujutsu.

Quando Takamatsu tinha 17 anos, um empregado da fábrica de fósforos de seu pai, chamado Ishitani Matsutaro, transformou o armazém em dojo e passou a lhe transmitir um imenso conhecimento das técnicas de bujutsu, bojutsu, kenjutsu e ninjutsu. Foi dele que Takamatsu recebeu as escolas Gikan Ryu e Kukishinden Ryu.

Aos 21 anos de idade, Takamatsu fez um retiro de um ano no Monte de Maya, alimentando-se somente de arroz e dedicando-se ao seu treinamento.

Em seguida, foi para a China, vagando por dez anos entre a Manchúria e o norte do país. Ali, empregou profissionalmente o ninjutsu, e, com 27 anos de idade, foi alçado à presidência da Nihon Kokumin Seinen Butokukai (“grupo de jovens japoneses para as técnicas do combate e da virtude” – naquela época, a China era o destino de muitos jovens japoneses que buscavam oportunidades de trabalho). Neste tempo ganhou o apelido “Moko No Tora” (Tigre da Mongólia).

Em 1919 retornou ao Japão, retirando-se na cidade de Kashihara, província de Nara, onde abriu uma hospedaria e um restaurante. De volta ao seu país, nunca fez publicidade para ensinar sua prática, mesmo numa época em que disciplinas como o karatê e o judô faziam sucesso. Ainda assim, Takamatsu teve muitos alunos.

No entanto, foi somente quando já tinha cerca de 70 anos de idade que Takamatsu encontrou seu futuro sucessor, Masaaki Hatsumi.

Ao longo de quinze anos, Takamatsu sensei transmitiu tudo o que conhecia a Hatsumi e, em 1969, três anos antes de falecer, o fez seu único sucessor, dando-lhe todos os documentos de transmissão, assim como as armas das nove escolas.

toshitsugu_takamatsu

Soke Toshitsugu Takamatsu

soke-hatsumi-et-takamatsu-en-kihon

Takamatsu Sensei ensinando Masaaki Hatsumi

Takamatsu Toshitsugu faleceu em 2 de abril de 1972 e foi sepultado no cemitério de Kumedra em Nara. Em seu funeral, muitas pessoas que o conheciam foram surpreendidas ao saber que ele era um ninja e, além disso, o líder de nove escolas.

No mesmo ano, Masaaki Hatsumi fundou a Bujinkan – casa do guerreiro divino – em homenagem a seu mestre e com o propósito de transmitir o conhecimento dele recebido.

ZOUGHARI, Kacem. A Arte do Ninja. Entre Ilusão e Realidade. São Paulo: Editora JBC, 2005, pp. 163-204.

error: Content is protected !!